PRÓS
100 manobras para serem adquiridas
Músicas em suas versões cantadas e orquestradas
CONTRAS
Nada inovador
Comandos das manobras atrapalham
Ao longo dos anos, dois fatores básicos resumiram o gênero Motocross no mundo dos videogames, primeiro, a física do jogo, que obviamente deve ser um tanto realista para que se executem saltos e quedas corretamente; e segundo, um sistema inteligente que possibilita todos os tipos de manobras psicóticas.
MTX Motortrax da Activision aparece como a mais nova versão do estilo e para ser sincero, ela até conseguiu dar um ar de Tony Hawk ao jogo, porém, o sistema de manobras não é tão simples quanto deveria ser e muito menos inteligente. As corridas do game também não empolgam tanto quanto deveriam. Claro que MTX ainda assim é um jogo sólido de motocross, que facilmente garante horas de diversão aos aficionados do gênero, mas outros jogos fazem o trabalho muito melhor que ele.
A atração principal de Motortrax, fica por conta do Career Mode, modo em que você deve correr para fazer a sua grana à medida que vai mudando de patrocinadores e equipes. Existem dois modos de corrida, o Motorcross, claro, e o Supercross, o primeiro acontece em longos circuitos onde a chave é acumular velocidade e dar longos saltos seguidos das mais loucas manobras, uma das melhores coisas se você está interessado em patrocínio. O segundo já acontece em estádios e a corrida privilegia mais as técnicas e as curvas do que o estilo.
O já comentado sistema de manobras funciona até que bem, você começa o jogo com alguns movimentos básicos e ao longo do jogo pode-se destravar até mais 100. Esses são executados normalmente ao apertar uma série de botões estipulados pelo jogo, aliás, o problema maior quando se está fazendo uma das manobras, é que o comando geralmente não condiz com a ação do jogo. Por exemplo, para se fazer um back flip tem que começar a apertar para baixo muito antes da moto sair do chão, caso contrário, o máximo que você vai conseguir é um heel clicker.
Graficamente o jogo atinge um nível mediano tanto no Playstation 2 como no Xbox, obviamente se colocarmos um do lado do outro, a versão Xbox parece um pouco melhor, com suas texturas mais limpas e definidas, mas em geral, nada que realmente mude a experiência. Uma coisa que não tem como não notar é o problema de clipping do jogo, onde vários dos corredores às vezes começam a atravessar partes de suas motos, coisa que depois de um tempo começa a irritar um pouco.
Passando para a trilha sonora, esta conta com bandas como Dope, AFI, Disturbed, Slipknot, Pennywise, Static X e Thrice. Fora as já normais músicas cantadas, o jogo também oferece a opção para a escolha de algumas das músicas em sua versão somente orquestrada. O resto da parte sonora de MTX consiste em sons e mais sons dos motores das motocas, muito bem feitos por sinal, mas nada que mereça ser citado em especial.
Finalizando, MTX Motortrax é um jogo que facilmente deve fazer feliz os fãs do gênero. Porém, não deixa de ser simples e sem muitos atrativos, comendo bastante lama atrás de seu rival da THQ, MX Unleashed.